16.03.08 - 23.15h / 22.54h: Câmara Clara
Começam a destrinçar-se-me as razões que levam as pessoas escrever, a partilhar a vida num ecran, numa folha, whatever! Os blogs que vêm e que vão (o meu está a chegar com esta descarga de cadernos velhos e amores passados-presentes) nas ausências dos seus posters habituais (onde até se afirmam descobertas de novos sentidos, amizades, maiores, mais fortalecidas...), que se renovam, que se suicidam...
O quotidiano é recheado por clips de música, vídeos marados, a vã glória dos gadgets para geeks, roupas e beleza, sempre o sexo, livros e muita cinefilia, agluitinados a uma lista infinda de links regulares, quase sempre os mesmos (confesso que me perdi pelos gays...), a arte.
E continuo a por os meus 20 anos na rede enquanto oiço a moura pinheiro, com um timbre sempre cativante sobre a impossibilidade de programas televisivos sobre Poesia. Bernard Pivot fala de que é uma gente tímida (pois só se os misturarmos com actores...) que nos dá explicações em voz baixa pela sua sensibilidade, numa subtileza de composição verbal, trazendo-nos o conhecimento, o amor... Como um bom vinho. E será a embriaguez uma base da criação? Sim, como o ópio, o café ou outras drogas: trazem-nos para dentro, para o auto-conhecimento, na solidão; ou para fora, para os copos, para o amor: "Levo o copo à boca, olho para ti, suspiro..." - François Guillaume
Pois a minha abordagem é assim que vai...
Este blog nasceu no mesmo dia (e hora, possivelmente) que morreu a Gabriela Llansol*: estrangeira de cultura, hidrófoba pelas outras influências, com a sua escrita fulgurante, constrói textos extraordinários, que não são "romances de entretenga", pelo contrário, segundo um dos tradutores convidados, aproximam-se da poesia "...e uma frase se divide em verso". A arte postal de Bruno Alvess em serralves, que permaneceu escondida do mainstream comercial da pintura, a morte permatura de Olímpio Ferreira que compôs e paginou livros e salamandras e etc. (o silva melo descreve-o como uma brisa...) e música e ... maré de capoeira e animação na onda curta.
... a sala está numa penumbra melhorada graças à troca de extensões, o que me permite poupar energia e ficar até "altas horas" frente à pantalha, feito espantalho (sem mexer uma palha - que merda de rima, vou é ler mais blogs!)
*O seu top do melhor que se pode ter por passar nesta vida:
- Conhecimento
- Abundância
- Generosidade
- Prazer do amante
- Alegria de viver
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário