10.04.08 - 00.49 / 01.21h: Alguém tem de Ceder

Registar-me no banco de emprego público para porto, porto de mós e loulé; enviar requerimentos para irmão imprimir (poderia ser uma lista de tarefas mas foi a noite aqui ontem). Vindo de manhã do centro de saúde da venda nova (sim, desta consegui outra carta mas uma falha eléctrica encravou o sistema administrativo - voltar lá cedo!) pensei na população idosa que ali estava e ia passando, e estando nos cafés e a andar devagar, e a não entender a ordem das filas e dos números (eu também não quando mudam os critérios e os balcões não são especificados) e doentes, e sozinhos... somos cada vez mais velhos e mais jovens até mais tarde, demais.


Passo o CNO gustave eiffel (deixar pessoalmente currículo) e quando vou comprar pão debatem-se os assaltos mais frequentes pelo bairro do bosque (e o taxi, e o meu carro, e a loja). A vicki liga a dar-me o novo número. Banho e almoço rápidos, pedir para tirar a carrinha do talho da esquina para conseguir sair e seguir para a ex-pó com reggae-dub do báltico, à moda de kusturica (i get all the girls, i get all the girls). Estacionar, enrolar e ligar à alma. Atravessar o seco passeio de ulisses - coffee break before start - no café di roma debaixo do acesso ao ocenário, com as torres do vasco da gama no horizonte cinzento.


O vento venta violento e incessante; os pinheiros revigoram polinizando-se à distância. As pessoas enquanto vão sozinhas, mexem nas teclas, nos botões... e falam sozinhas...


Um biscate nas mudanças da emi. Pagam-me para destruir um arquivo audiovisual e separar os recicláveis do material de registro. Espero. Fumo. No hall dos cartazes das estrelas ouve-se "Como se diz à consignação?", "À consignation!" respondem-lhe. Entra o camané, cumprimenta e passa para o interior de secretária e monitores e uma serena revolução. Encho vários sacos pretos para levar os resíduos (ah dona mila, o que me ensinou alfama!...) e vou buscar as meninas: a bissa em dia mau de auto-desconfiança e a pops de jantar, compras, rápido, dormir, amanhã, felizes em jazz-soul crooners.


- again.

09.04.08 - 02.08h: Federico y sus verdes años


Cipreses.
(Agua estancada).

Chopo.
(Agua cristalina).

Mimbre.
(Agua profunda).

Corazón.
(Agua de pupila).


Me miré en tus ojos
pensando en tu alma. Adelfa blanca.

Me miré en tus ojos
pensando en tu boca. Adelfa roja.

Me miré en tus ojos.
Pero estabas muerta! Adelfa negra.


El remanso del aire
bajo la rama del eco.

El remanso del agua
bajo fronda de luceros.

El remanso de tu boca
bajo espuma de besos.


Ya viene la noche.

Golpean rayos de luna
sobre el yunque de la tarde.


Ya viene la noche.


Un árbol grande se abriga
con palavras de cantares.


Ya viene la noche.


Si tu vinieras a verme
por los senderos del aire.


Ya viene la noche.


Me encontrarás llorando
bajo los álamos grandes.
Ay moren(o)!
bajo los álamos grandes.


Primeras Canciones 1922 - Antologia Poética por Ernesto Sábato / Ed. Losada Bs.As. 1998


08.04.07 - 17.08h: All in All is All we All are*

Visitas matinais, vislumbrar coincidências astrológicas e não só. Passar os olhos pelos jornais de ontem: médicos para o privado, musicoterapia pimba, julgamento de skinheads, tribunais electrónicos, realojamento cigano, os trabalhadores já com RSI, "autonomia sem limites" prá Madeira, o apagão da tocha olímpica, kososvo, a ponte, o LNEC e as contas do estado (todos nós). O único anuncio que me julgo competente para responder (enviado pela base de antigos alunos) só existe em oferta pelo IEFP - eu até ia para santa maria da feira receber aquela miséria... Não me quero aborrecer mais aqui .

Esta é para ti, DingLing (mas não em exclusivo!); também para todos os que por aqui passam, a tudo o que partilham, a vós!


Antony and The Johnsons - Fistfull of Love (Live)

*All Apologies - Nirvana

07.04.08 - 18.24h: TurboJunkies

Café pela porcalhota, circular pela base aérea de monsanto em sábado nublado... ver a cidade envolta na bruma. Ai, amigo libelinha, a verdadeira companhia no vazio dos dias.

Ir e voltar à terra-mãe do sul para libertar o velho carocha do peso do tempo (precisa de exercício, umas voltas de "prego a fundo", embraiagem ao alto) com o primo tatuando em árabe o nome da prole. Domingo relâmpago imaginando super máquinas de construção e gruas em erecção. Ligar belas a rio de mouro (venda seca, grajal, tala) entre quintas centenárias e subúrbios invasores - rinchoa como marraquexe, quem não queria...


Trocar lençóis, mudar disposição dos aglomerados de livros e roupa, seguir a santos para caldo verde e subir para uma noite calma antes do temporal da realidade, em lua nova. Pelas paredes iluminadas, destilando cereais fermentados, trocamos palavras, sentidos e emoções... Fado fechado em portas largas, corrida nocturna e, finalmente, obtenção de prazer (amor a Javi e Carlos de barcelona - há ir e voltar!) no conhecimento, nas recordações, na dança limitada do espaço, ciclos completos de tempo. Abraço, libelinha.

Correntes