16.03.08 - 03.22h / 03.53h: Os Outros


Ok, oficial-mente faço disto a minha ocupação: tudo o resto me deixa frustrado. pela manhã fui deixar o carro para revisão, café com pai de amiga e presidente da junta sobre revolução de princípios e moral universal, e voltei ao blog. pela tarde, depois de almoço, a mãe pediu-me para lixar as portas, "sei o que fizeste no verão passado" e blog. Descubro outros:

_ pinguins apaixonados na grécia (vão ler a sua opinião sobre "os" blogs, recomendo!),

_ há três anos no japão desde a amadora,

_ comyxtura de homens, cão e gato,

_ o gajo que adora sapatos,

_ ground control para o major,

_ andré murraças,

_ muitos contadores de histórias...



Jantar rápido, visita da mãe zaida para deixar almerce à minha, e mais gente:

_ artistas de praga em directo na criação,

_ casais apaixonados (existentes e terminados),

_ escritores que mudam de casa,

_ pintores e desenhistas,

_ poetas peludos,

_ comunistas antigos,

_ aéreos ausentes de lisboa,

_ outros desejando chegar...






Telefonemas de amigos: da guis sem ambra porque foi à maratona, da gémea com mãe em casa da alma, do luís (coming-flash-back, minerva!) entrecalados pelo café com a biba em amor espanhol (mesmo na fronteira, o que é que queria!) musical danzante de flamenco. Enquanto blogava noite dentro, o pipas aniversariava e perguntava-me pelo naperon (Volver!). "Os outros" do iñarritu seguidos de treking na mata da conceição - tavira (onde aniversariei em companhia de patrícia e xana porque o vento na praia era insuportável...).






A todos, obrigado pela noite, pelo dia, pelos temas, pelos vídeos, pelos posts, pela descoberta destes Outros Mundos.

14.10.07 - 14.21h: Windowing/Shoping







Could be anywhere else... But no. It´s here NYC, in the heart of the world, people from everywhere looking for outfits to looking goog.
Looking good, baby! Looking good!








É domingo. A ana, a mocas e a loli continuam dentro da urban graffitti. Só se fuma na rua. A loja, como as anteriores, tem de tudo: surpreendente a criatividade desta gente! E a mistura, o humor/glamour (aquela mochila/máscara totem era brutal!) Deliro...







Cold and wind and sun and hot... (hoping for rain).

America is always America. From north to south.

But the people here feels like we're all the same. Different languages, Babel's like.



But none of the people around seems/feels the same.
(After a hot cappuccino, I could not decide what to buy.)

14.03.08 - 12.12h / 13.05h: Do Nada...


Sair da cama, vaguear pela casa (telefone do aladan para transportar instrumentos sonoros) e conduzir, sem destino. Há 24h atrás estava em direcção ao coração da cidade, voltas e voltas, e é com a Ana que vou ter para... não sei: saber dela, de mim, para nos localizarmos, estarmos (parados) em contacto. Como sempre, cumprimento e fico a ver os títulos, capas, folhear livros ao acaso, descobrir editoras e formatos até fumaramos um cigarro, ver a bici nova e marcarmos uma pausa para café. Pelos portugueses, pequenos de bolso, técnico-psíquicos, poesia... sempre.
E guia visual da noruega (ela quer telavive, beirute, mar morto... mas entretanto vai ao porto amanhã com a loli para beijo à sara e arte de cerveira), biografias de kafka e freud, actuais e desinteressantes, pintura e arquitectura. E as alterações de equipa das bertrand's - apareceu o outro mike. Saio do parque do picoas plaza.









Rumo ao local de encontro com a Vicki hora e meia antes e decido abastecer no mesmo local (o único que me lembro) perto do rio: percorro os bairros sociais da picheleira, paro na cancela da passagem de nível, estrada de chelas antiga e volto para estacionar na alameda, verde, e espero junto ao metro, na paragem da carris sob o calor da fermentação das palavras:

Da própria alienação do ser,

esperar pelos projectos de vida dos amigos,

desejando estar ao abrigo dos desvarios alheios




Actualizamos percepções erradas sobre a paixão canadiana e o sofrimento real da desilusão/raiva/dor enquanto o sol desce e me bate forte na cara, e confronto(ta)-me com a minha inércia mas consola-me a ausência de um dever de acção (tirando a parte económica, claro!). A espontaniedade da energia surge daí mesmo (espero!).



Passeamos até à fonte, pelo bairro de arroios e subimos à sua divisão, compartimento, casa (vizinhos que não lavam os cães, o segundo esta semana). Vamos descobrindo programas informáticos de roubo editorial e descemos para que cumpra o plano da manhã e compre tabaco. A despedida, o abraço (sempre, a todos - o corpo como existência); e dos que sabem da situação e me querem para eles, por mim, para os que nem imaginam e que os quero, para mim (cuida-te, miúdo!). Lanche/jantar expresso entre gente doida e enfiar-me no engarrafamento quotidiano das cidades.







Os faróis da noite e a máquina de suporte levam-me à malaposta onde encontro o rui entre colegas (que me marcam o bilhete/convite- são artistas unidos). Café, mini e cigarros convictos sobre a arte actual e o tratamento institucional, encontro a paula (também desmotivada pela inutilidade do tempo por dinheiro)com uma rita e assistimos juntos à Fábrica do Nada - musical ao estilo K.Weil/S.Godinho (também presente na plateia)no rocambole de cenas sobre o nada fazer e o valor da ausência/ausência de valor da maior parte dos gestos que nos quotidianizam - avante operários resistentes!



Daí para as catacumbas, afinal vamo-nos encontrando todos (o lars visita-nos em julho!), sempre imbecis a dirigirem e alimentarem burocracias - fora com esta gente, este país!

Ao som do jazz e dos chôps, cruzamos experiências em prespectiva, famílias, culturas musicais, vícios. Enquanto termina, depois de conhecer o trio e algumas saídas, choco com o hugo acompanhando-nos as vivências políticas (pelos meandros autárquicos do desenvolvimento cultural)do não reconhecimento em odemira. Carregamos a bateria, para o carro e para a mansão de santos, vamos ao lounge em explanações sobre engate e comemos no cacau da ribeira. Levo-os a casa.



Hoje, o mesmo. O meu café para fumadores esotérico, subir a pé e descer de carro (para buscá-lo em frente ao parque central) a cândido dos reis (como estarão os avós da ana?) e aqui, sempre, nada...

12.03.08 - 23.50h / 00.33h: Sol em Piais


Percurso do dia anterior ao revés. A anterior visita a casa do frank(enstein, fiquei a saber - pelas praxes)foi ainda no dois mil e seis, apaixonámo-nos mais vezes desde aí; (mas também) ele decidiu montar as filmagens da índia para mostrar ao público do alfândega e sons, cores, vacas e gente, muita gente (a pedir) explode no ecran do mac. Equipamento ikea a renovar o quarto, dois gatos e uma revista... all comes back to you.







Um convite para almoçar (que já se havia esquecido) prolonga-se até ao jantar. Vamos à mercearia (à outra pq em frente sempre exploram)comprar pão e alface para complementar o arroz integral com cenoura e o molho de vinho com levedura de cerveja picante que sabe a mostarda. A Nalini vai lá ter, só temos que ir buscá-la ao metro - esquece as chaves mas a vizinha está para deixar pular pela janela da cozinha (um terceito andar) e eu é que reconheço a moça. É linda e querida e tudo.



Café no largo do colégio/convento, explicação do projecto intercultura - cidade com espaço de discussão pedagógica para apresentar, discutir, planificar, e agir sobre projectos de intervenção sócio-educativa com a comunidade da madragoa - texto sobre a educação popular em brasileiro e muitos estrangeiros envolvidos. Voluntariosos. Uma repetição do prato para ela enquanto recebo a chamada do ACT em directo da fundação odemira dizendo que me tinham dado a declaração para desemprego os quais lembro que essa não me deram porque queriam que assinasse uma declaração de não-dívida.







Depois dos comes, outro telefonema da carmencita informando que paula marques quer falar comigo de concurso para psicólogo em vila do conde. Vamos passear à loja do cidadão? Não à tapada de piais, terreno íngreme na encosta solarenga coberta da mata original de pinheiro (último reduro selvagem de odivelas), deitados num cartaz abandonado. Uma nódoa e regresso para novo chá de gengibre ao qual tento adicionar mate e... uma lata abandonada de erva-macho que nos vai alegrar até ao cair da noite: conversa delirante identificatória, viagem para olivais ao som dos seventies, para buscar a madalena à creche, compras no pingo doce e grelhada de peixe com cogumelos, ervilha-torta e pimento-padrão com mel. Quinta Verde da Aveleda: ficou uma no congelador, vejam se não rebenta!

11.03.08 - 08.36h / 09.22h: Dom João, Príncipe da Clândia*



Acordar com o corpo doído para socorrer amiga enrascada com carro: ir a correr quase a espetar-me na infante santo, de lisboa a grândola a falar de pessoas perdidas e achadas nesta aldeia capital, ler jornal (obrigado pelo esclarecimento, Sr. António Barreto, sobre Avaliação) e aquecer almoço com mãe, raptar filha da tia luz, regresso baixo chuva (So much past inside my present)ouvindo descrição do Ratatui e dos Fruggles - o ballett do cão com o mesmo truque - entusiasticamente pela pequena que me obriga a correr à volta da estação de serviço com o cigarro na boca a despertar(me e a ela) para os fenómenos naturais complexos e pedagógicos e a traduzir música no(e do)coração.




Aparcamento, espera e fantasia no jardim das amoreiras (bolachas-borboleta de creme de soja e o reciclar cíclico), chá no rato(as vicentinas estão encerradas tb às segundas) donde recordamos o nosso empresário nocturno em paris: "Eduardô Rittô, c'ést pas possible parlez avec toi; Visa-nos deste filme - Moi et Simplesmente Dragão" envia-lhe a minha "mamã". O frank lancha, no seu aniversário, com a madrinha e marcamos o encontro em três fases. Chuva miudinha ao apagar do sol para ir ao decathlon comprar saia e fita para o ballett do frango, o enrascanço do dinheiro, as filas intermináveis por monsanto e os cortes geológicos da boa hora.







Buscar outro aniversante anterior à paiva couceiro, descer alfama até à baixa, de cais de sodré a santos com paragem na mercearia da rua estreita. Pequena refeição feita em dois actos sem fondue estragada/queimada (vinte segundos não são vinte minutos)para celebração de ontem, fadas a circular e porque não tb abrir um espaço? Chefe de bar, relações públicas, ideias e formatos... Agora a almada, várias vezes com diferentes perspectivas dos caminhos da ponte. E voltar para outra party nos bicos. Amigo Rui, há quanto tempo...




O joão nuno, o manel, a andreia, o paulo, o outro manel(é irmão do filipe mas sem o mesmo sobrenome)- e mais um falecimento familiar em cinergia emocional para despejar cerveja e vinho no seu local de trabalho, em coreografias espontáneas e sorridentes, recitais ao piano solfejado e saltos de pandeireta; mais as miúdas dos joints (a quem dei boleia), tentámos curtir em vão, depois de sair da rua da alfândega até à rua da moeda (lounge) e ida e volta-atrás ao largo de são paulo. Regresso à base (fechada para after-hours por gajo porreiro, beto, algarvio, gerente agricultor e bom dj).







Cross-Country: poço dos negros, galeto, passeio de bairro* em telheiras com cães e café/jornal na casa silva, odivelas, casais da silveira, de mira e de são brás. Sai a cunhada, sai o irmão, mensagem da vicky.

18.10.07 - 19.27h / 21.18h: I'm the King of the World




Up, up and Away...




Empire State Building Observatory - 18$






"And my heart will go on..."






09.03.08 - 05.30h / 05.56h: Caules ou Folhas Subterrâneas?




O belo do dilema da rua de macau na amadora: fico ou não fico? Neste momento não tenho escolha. Tive a triste ideia de desviar os móveis e de abrir as gavetas e o assombro / nojo adveio de rolos densos de cotão e outras porcarias aderentes ao chão porque os meus familiares não se dignam limpar esta puta desta casa! Estou farto! Livros enrolados no armário, colecções inteiras sem desembrulhar do plástico (tal e qual o pai, que ao menos arrumava), dossiers cheios de folhas soltas, edições que acompanham a direcção de carreira do mano, recordações empilhadas, caixas de dvd's e cd's espremidas nas estantes. E o pó imparável! A esta hora acho que já me passou a raiva.



Encontro na Biarritz de alvalade com zé-tó e pipas e íris vindos da manif e a carmo na dúvida duradoura de corpo/alma - amor/desamor. Cruzámos telheiras por várias vertentes, terminando no local de partida - os chineses estão todos cheios ao sábado ou porque é início de mês. De estrearmos um golf, seguímos em punto para o bairro, um brinde pelo gaijo que viu estacionamento passado meia hora às voltas e a estreia no mexe da bé; ajuntamento na água da flor com mais participantes (58.000 - querem a avaliação mas com calma, bienal mas feita pelos coordenadores de departamento sem preparação - normalmente os que estão apenas para cumprir idade de reforma). Ainda não percebi de que lado estou... falamos disso depois: tou feito um cacho, a cair para o lado!



Mas ainda tempo de ter passado pelo estacionamento de braço de prata para ouvir duas pérolas do pipas e cervejas no maria-caxuxa e dança no naperon (que estava bastante bom!): "Para que serve a eternidade, se não posso vivê-la"! (uh, uuh!) e ainda "Somos eternos na memória dos outros" (concordo!) Mas é preciso fazer uma revisão para ir à inspecção. è como a casa, o carro, os alunos, os professores, as instituições - um pensamento organizacional, é mesmo o que precisamos. Mas é tão bom perdermo-nos em mesas/tribunas/camas alheias para nos reencontrarmos a nós próprios. E assim se faz a JUSTIÇA



Amanhã vicki, cláudia, bisnau e frank - mudar e terminar o caos da sala (with a little help from my friends)!

Correntes