01.05.08 - 04.15h: Dia da Mãe

O primeiro dia de maio é o dia da mãe. Sempre foi. Hoje cumpre 60, teve-me aos 30. Foi uma miúda da aldeia a brincar com as pedras, o pai pastor ausente e a mãe, serva e orfã, que só conheceu a vida de trabalho doméstico e teve de criar seis filhos entre a ceifa, o pão, a lenha, a azeitona, o azeite. Cresceu em tempos de fome mas continuou estudos (e a cheirar o escape da carreira) no colégio de mértola e no magistério em faro. Voltou para a terra, tirou a carta (a primeira mulher do concelho), virou professora, perdeu os longos cabelos em corte à garçone, calçou botas altas, casou com o padre. Exigente e carinhosa, extremos de fúria e uma calma apaziguadora tornam-na deliciosamente bela (até os prazeres no nome).

Um orgulho - apesar do meu quebrar de afecto neste seio, melhorado pelo tempo. Amo-a pelo que gerou, pela forma de educar (claro que também me chateia às vezes – eu já me chateio menos), pelo sacrifício e pelas dores que tem e que toma. Fuma (começou aos vinte como eu e agora queremos parar). É uma viúva serena, isolada no seu palácio cor-de-rosa (“para quê ainda mais casa?”), a pintar, a restaurar mobília (a dança das divisões!), a alimentar os gatos e cultivar uma horta, com o sempre fiel sansão. Amo-a e é das grandes certezas o seu infinito e profundo amor por mim. Muitos Parabéns, Mãe, neste teu dia. No verão ofereço-lhe um lenço fúschia (é assim?).



Ah, também o é do trabalhador, dos sindicatos e outras convenções sociais. Tive dias plenos de mulheres (pretty womans!) que são assim: fazem-se!

11 comentários:

João Roque disse...

Meu querido JJ, permite que te trate assim...
que linda homenagem prestas a uma Senhora que soube sempre ser Mulher, e segundo as tuas palavras, foi avançada no tempo e no lugar, dando primazia aos seus sentimentos; além do mais, gerou-te e isso, meu caro, digam o que disserem, é o mais forte laço entre dois seres.
60 anos é uma bonita idade para se ir dando contas à vida, mas ainda com tempo suficiente para se ter oportunidade de olhar a vida com sabedoria e alguma tranquilidade, e olha que sei do que falo.
Os meus parabéns a tua Mãe e a ti, pela sensabilidade com que pùblicamente lhe mostras o teu Amor.
Abraço forte e amigo, neste dia (convêm não esquecer, como bem dizes) do trabalhador.

Moi disse...

Querido, caro JC, as tuas sábias palavras são este reconhecimento "público" nessa análise bem feita, e sabem a esse abraço como o descreves. É sempre tão bom "ter-te"! Recebo e dou tb esse abraço, obg por celebrares comigo, meu verdadeiro Senhor!Agora volto a correr para ela para almoço! Bom feriado e fim-de-semana (isto vai andar mexido!)

Anónimo disse...

É um orgulho ter um filho assim! É sinal de que, além de ser uma lutadora, teve a mestria de criar e educar gente que fica com ela para a vida, honrando-a com um brio que tem tanto de emocional como de pragmático.
A tua mãe deve ser uma mulher linda double-face! Pelo que é e pelo que mostra.
Palavras para quê: tem o meu dia! ;)

Socrates daSilva disse...

Já tinhas escrito soberbamente sobre o teu pai. Este post bem sentido sobre a tua mãe é cheio de sentir. O orgulho de mãe tem sólida base.
Abraço grande!

Paulo disse...

Caro JJ, por que falas dos teus pais sempre de um modo que me deixa desconchavado, com os dedos assim sem saberem em que teclas se hão-de pousar?

Feliz dia com a mãe.

Special K disse...

Um grande beijo para a tua, para a minha e para todas as mães.

paulo disse...

Um grande beijo atrasado à mãe, com orgulho e tudo!
(não tenho a certeza se não será assim, embora tenha encontrado na infopédia "fúchsia"...)

Beijos e abraços

Luís Galego disse...

e porque o dia da mãe não é um dia qualquer, aqui deixo um post que dediquei à minha mãe e muito bem podia ser dedicado à tua:

http://infinito-pessoal.blogspot.com/2006/11/minha-me-meu-amor_07.html

um abraço

Frankenstakion disse...

Bela homenagem! E belo pedaço da história da tua vida! Obrigado por partilhares! Parabéns a todas as mães!

MrTBear disse...

Obrigado por partilhares estes momentos lindos...
Abraços

Moi disse...

Ah, que belas mães que deram filhos tão lindos! Beijos a todos e respectivas Mães! Flores neste Jardim!!!

Correntes